sábado, 7 de dezembro de 2013

Obrigado Mandela. Valeu.

Eu me lembro desda a adolescência da prisão de Nelson Mandela, do Apartheid etc. Me lembro do professor de geografia, se não me engano, falar do Apartheid, que fazia os negros serem cidadãos de segunda classe sem nenhum direito. Me lembro das filmagens mostrando a polícia atirando nos negros na África do Sul. Me lembro do mundo todo protestando, e realizando embargos contra a África do Sul.

Era um país realmente fraturado, com o sistema de governo mais desumano desde o Nazismo.

Mandela conseguiu o que pareceria impossível. Paz em um país que poderia ter um genocídio a qualquer momento. Ele uniu, reconciliou, o que parecia irreconciliável. Ele foi um líder carismático e amado, e não abusou disto como outros que foram carismáticos fizeram. Ele tinha uma missão, e a cumpriu na prisão e fora dela, na presidência e depois dela, e talvez a cumpra até mesmo após a sua morte.

A África do Sul ainda tem muitos problemas, e deve demorar umas duas ou três gerações para serem resolvidos, pois foram gerações de crimes contra a humanidade acontecendo lá. Os maiores passos, os mais difíceis, os mais necessários, para que tudo se resolva, ele conseguiu: A Reconciliação.

Obrigado Mandela. Valeu.

PS: Sem apelar para religiões, e sim, para a humanidade das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário